Outros Programas


Marble
Marble é um software com cara de Google Earth, mas por incrível que pareça, possui funções que o gigante dos mapas não possui. Este Software Livre educacional foi idealizado pela empresa KDE e permite que estudantes, viajantes, mochileiros e curiosos tenham contato com todo o planeta através da tela do PC. Marble oferce muitas opções para os apaixonados pela Terra, suas formas e contrastes.
Aula de mundo
Como dito anteriormente, Marble possui alguns recursos que não estão disponíveis no gigante Google Earth e que tornam o aplicativo praticamente uma enciclopédia geográfica. É possível fazer uma pesquisa completa com o programa, sem precisar folhear inúmeros livros e o melhor, você pode ver na prática toda a dimensão dos países e cidades.
Enciclopédia
Os recursos do Marble são interessantes e úteis para realizar pesquisas para o colégio, faculdade, trabalho ou por diversão. Da mesma forma que no Google Earth, é possível ver todo o planeta utilizando o mouse, porém alguns dados e imagens são exclusivos deste aplicativo. Há nove maneiras diferentes de ver a Terra e cada uma oferece detalhes específicos.
As opções de visualização são: ver a Terra no formato Atlas, com aspectos físicos e demográficos. Na opção “OpenStreetMap” é possível conferir praticamente toda a malha rodoviária e ferroviária do mundo, desta forma se você for pegar a estrada em qualquer país, pode conferir antecipadamente sua rota.
Para não ficar muito atrás do Google Earth, em Marble é possível ver toda a superfície terrestre com imagens via satélite. Além das funções comuns, com Marble você pode verificar o índice pluviométrico (quantidade de chuva) e as temperaturas médias de qualquer lugar do globo. As opções de visualização estão divididas por hemisférios, desta forma é possível comparar estes índices tanto no verão quanto no inverno.
Noite iluminada
A carta na manga do aplicativo e que sem dúvida é um grande diferencial é a possibilidade de contemplar a beleza da Terra vista do alto e a noite. É um espetáculo de luzes vindas de todas as cidades do planeta e pontuando todo o mapa de pequenos pontos brilhantes. Ao observar o globo no escuro é possível identificar os contrastes populacionais do planeta, pois lugares como a Europa e as megalópoles americanas são repletas de luzes, ao contrário do Saara e da Amazônia que praticamente não possuem nenhum brilho.
Consultas precisas
Além de todas estas opções de visualização Marble ainda oferece um link direto para a Wikipedia em inglês, ou seja, se você procura a cidade de“Curitiba”, por exemplo, basta clicar com o botão direito sobre ela e entrar no site da enciclopédia. Todos os dados demográficos, históricos, físicos, símbolos e pontos turísticos ficam disponíveis para consulta.
Legendas
Navegar pelo aplicativo não tem segredo e, o fato dele ser totalmente em inglês não prejudica a localização de suas funções. Todos os botões de navegação estão disponíveis do lado esquerdo da tela do programa, portanto basta clicar sobre eles e se aventurar pelo mundo do conhecimento. Dependendo do tipo de visualização de mundo que você escolher, você pode conferir clicando no botão “Legend” todas as legendas utilizadas pelo software, desta maneira é só comparar o que aparece no mapa com as legendas correspondentes.
Fonte: http://www.baixaki.com.br/download/marble.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário