Jogos Tradicionais


JOGO DA SALADA COM TRÊS TIPOS DE FEIJÕES  (1)

O feijão é uma semente com alto valor nutritivo, principalmente ferro.
Existem vários tipos de feijão, sendo que os mais comuns no Brasil são: carioquinha, preto, de corda, jalo, branco, rosado, fradinho, rajado e bolinha. 
Além de ser um alimento rico em proteínas vegetais,  possui um alto valor calórico (100 gramas de feijão apresenta 330 calorias), uma boa quantidade de fibras (100 gramas de feijão apresenta, em média, 19 gramas de fibras) e vários minerais, como ferro, potássio, fósforo e cálcio. No Brasil, é muito consumido em combinação com o arroz e também para fazer a feijoada (2).

Além de tudo isso, vamos usar o feijão em nossa tarefa exploratória-investigativa de matemática.

PREPARAÇÃO PARA O JOGO
• Separe 3 (três) tipos de feijões para serem manipulados durante o jogo.
• Imprima e recorte as cartas que estão nas últimas páginas desse texto.

REGRAS DO JOGO
• O número de jogadores deverá ser tal que ele possa retirar no mínimo 2 (duas) cartas, sendo uma em cada rodada. No nosso caso, como temos 8 (oito) cartas, deve-se ter no máximo 4 (quatro) jogadores.
• O grupo de jogadores determinará o tempo que cada um terá para montar a salada de feijões.
• Todas as cartas deverão ser colocadas juntas, misturadas e colocadas em um monte, com o lado da receita da salada virada para baixo.


Após definida ordem de jogada, o primeiro jogador retira uma carta e terá o tempo definido pelo grupo para fazer sua montagem. Ele poderá usar, manipular os feijões para ajudá-lo a perceber a salada proposta na carta.
• Após o jogador ter dado sua resposta ou terminado o tempo, os demais jogadores deverão conferir a salada da carta com a salada montada pelo jogador.
Se o jogador acertou, ele marcará um ponto e a carta é retirada do monte. Se ele errar, todos os demais jogadores marcarão um ponto e a carta retornará ao monte. Se houver discordância quanto ao acerto da salada, os integrantes devem explicar o modo de fazer a salada e a carta deverá ser retirada do monte. 
• O jogo terminará quando acabar todas as cartas do monte. 
• Ganhará aquele jogador que ao término do jogo tiver mais pontos.


1 Esse jogo foi baseado na proposta “Ensalada de tres tipos de frijoles”  do programa “Matemática para la familia” da Unversity of California.
2 Texto baseado no site http://www.suapesquisa.com/alimentos/feijao.htm

Cartas que podem ser montadas:
Público com o qual o jogo pode ser utilizado: Devido à possibilidade de manipulação do nível de dificuldade, este jogo serve para alunos do 2º até 9º ano do Ensino Fundamental.
Aplicabilidade do jogo na sala de aula: As montagens podem ser feitas, num primeiro momento, com o professor trazendo para a classe os modelos das cartas e, num segundo momento, fazendo com os alunos auxiliem no acabamento final (corte e colagem). Depois disto feito, as equipes são separadas e inicia-se a atividade.
Conteúdos abordados: Cálculo Mental, operações aritméticas, raciocínio lógico.
Exemplos de utilização: Já testei este tipo de jogo em sala de aula e foi um sucesso. Os alunos trabalham também a interação com os colegas e ajuda mútua.

DOMINÓ DE ADIÇÃO


OBJETIVO:
Estimular o cálculo mental e o raciocínio lógico.
Número de Jogadores: a partir de 1
Público Alvo: Idade a partir de: 6/7 anos.Alunos do 2º ao 6º Ano do Ensino Fundamental
Área de Desenvolvimento: Pensamento
Atividades Propostas:  agrupar,, identificar, discriminar, associar, manipular, atenção e concentração, linguagem, memorizar, nomear, localizar, antecipar, selecionar,  discriminar, raciocinar, calcular, somar, planejar.
COMO JOGAR:
Dividir a turma em duplas e distribuir os dominós. Todas as peças devem estar viradas para baixo, embaralhadas e divididas entre os jogadores. Um aluno inicia o jogo colocando uma peça no centro da mesa e o outro jogador deve procurar uma peça que contenha a resposta da adição ou o número que aparece no lado oposto . Assim que encontrá-la, deve encostar a peça na outra no jogo. Se o jogador não tiver a peça necessária deverá passar a vez ao parceiro do jogo. Vence a partida quem ficar sem nenhuma peça.
VARIAÇÃO DO JOGO:
Podemos fazer jogos de dominó de subtração, de multiplicação, de divisão ou até com a tabuada, podendo utilizar figuras para representar as quantidades.


Fonte: http://cantinhodoeducar.blogspot.com/2010/10/domino-de-adicao.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário